terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Diretor do João Ferreira fala sobre o resultado de sua escola no ENEM ao jornal Destaque

O diretor da escola João Ferreira de Souza (localizada no bairro Paraíso), Severino Moreno, mais conhecido por Tal, em entrevista ao jornal Destaque no dia 24 de julho falou sobre o resultado do exame do ENEM 2009 em que sua escola apareceu em última colocação no ranking das escolas do estado:
Destaque: De que maneira você recebeu a notícia de que a sua escola apareceu no ranking do ENEM como a pior do estado?

Tal: Sinceramente jamais imaginei que a nossa escola aparecesse nesta colocação, tive um grande impacto, pois esse resultado não representa a história de uma instituição com 38 anos de envolvimento com a nossa educação, é como se tudo fosse jogado pelo ralo. Não sou contra os exames do ENEM mas questiono seus resultados.

Destaque: Você concorda com os resultados?

Tal: Não!

Destaque: Por que Não?

Tal: Como já falei a nossa escola tem uma grande história voltada para educação, mesmo não dispondo de tantos recursos, sempre trabalhamos pelo bem de nossa instituição.

Destaque: Você acredita que esses resultados comprometem a credibilidade da escola?

Tal: lamentavelmente sim. Fiquei triste e chateado, pois está em jogo a reputação da nossa escola, essa mesma instituição tantas vezes elogiada. Temos 1.103 alunos, dos quais se inscreveram no exame do ENEM 53 e desses 53 somente 10 fizeram as provas. Ou seja, menos de 1% dos nossos alunos foram avaliados. E vale lembrar que o ENEM avalia apenas os alunos do 3° ano do ensino médio.

Destaque: Em sua opinião, você acha que é justo uma escola ser avaliada pelo desempenho de alguns poucos alunos?

Tal: Não! Venho dedicando anos de minha vida à educação assim como outros professores dessa escola, sem falar nos bons alunos que daqui saíram e que aqui ainda estão. O ano passado a nossa escola tirou em primeiro lugar na redação do PROERD, haviam 320 inscritos.
Destaque: Você concorda com o comentário da especialista Wanda Engel: Ela diz o seguinte: “Quando a gente diz que a escola tal teve melhor resultado, temos que ver qual o percentual de alunos que fez o exame. Podem ter pego os melhores estudantes. O Enem não é resultado para listar escola, mas para dar oportunidade no acesso à universidade. Só faz o Enem o aluno que tem alguma intenção de ir pra universidade, uma minoria”.

Tal: Sim! Foi o nosso caso. Como é que pode uma instituição pública ser avaliada considerando a participação de alguns poucos alunos? E os alunos e professores do ensino fundamental que nada tem haver com a avaliação do ENEM? É por isso que acredito que a nossa escola não pode ser taxada negativamente dessa maneira.

Destaque: Ela ainda afirma que as escolas avaliadas inscrevem cerca de 90% de seus alunos enquanto outras ficam em torno de 10% de inscritos, comprometendo os resultados do exame. Pode-se dizer que essa afirmação também é verdadeira?

Tal: Sim. Foi um pouco parecido com o que aconteceu com nossa escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário